HTML Tables

22.1.09

Saúde do bebé- Alguns conselhos uteís

0




Alergia ás fraldas



O seu bebé está com uma alergia à fralda, o contacto desta com a sua pele ainda muito sensível provocou-lhe uma irritação, tenha atenção pois, se não não for tratada a tempo e convenientemente pode originar uma infecção. Na maioria dos casos a alergia fica a dever-se à fricção feita pela fralda sobre a pele do bebé. No entanto, podem surgir outras causas que também levem ao seu aparecimento como, por exemplo:
  • A existência de diarreia
  • Mudança de leite
  • A exposição prolongada de urina ou fezes com a pele
  • O calor
Quais são os sintomas?
Quando surge uma alergia na zona coberta pela fralda, os sintomas são de fácil observação. Entre eles destacam-se a pele vermelha, irritação, manchas cutâneas, pele gretada, feridas, existência de vesiculas. Basta retirar a fralda na hora da muda, para perceber que alguma coisa não está bem.
Como se trata?
Se o pediatra notar que a alergia é grave, recomenda uma pomada ou creme, geralmente à base de zinco, que protegerá o rabinho do bebé. Esta pomada pode ser diferente da que o bebé usa geralmente.
Recomendará ainda o controlo mais efectivo da situação, com mudanças de fralda mais frequentes. Para que o possa fazer, deverá manter a pele sempre limpa e mudar a fralda mais vezes ao dia, ou seja, o bebé deve permanecer sempre com o rabinho seco. A pele deverá permanecer seca para que cicatrize e o melhor será, a cada muda, deixar o rabinho do bebé apanhar um pouco de ar.
Na maior parte dos casos, ao fim de três dias a alergia melhora e começa a passar. No entanto, deverá manter a observação eficaz da zona parta evitar que a alergia reapareça.



Obstipação


O bebé está com dificuldades para fazer cocó há vários dias e chora porque as fezes são muito duras. Já tentou todos os conselhos e mezinhas caseiras e a situação não melhorou.
Não espere mais e vá ao pediatra com o seu filho.

Muito embora esta situação seja comum nesta idade em que a criança está a fazer a introdução de novos alimentos na sua dieta, pode tornar-se grave se não for rápudamente resolvida.

Como tratar
Embora em alguns casos os médicos recomendem a utilização de laxantes infantis, na maior parte dos casos a obstipação passa com uma simples mudança da dieta alimentar do bebé. O médico poderá aconselhá-la a realizar algumas massagens na barriguinha do bebé(no sentido dos ponteiros do relógio) para aliviar os gases que se vão acumulando ou realizar a seguinte técnica:
1. Deite o bebé de costas
2. Suavemente, empurre as perninhas do bebé para cima pressionando a sua barriguinha
Realize este exercício várias vezes para aliviar o bebé e para que ele solte possíveis gases que lhe estejam a provocar dores abdominais.
Sempre que o seu filho chorar ao fazer cocó, verifique se:
  • Tem alguma ferida no recto, causada pelo excesso de força que a criança tem de fazer
  • Se demonstra sentir apenas dor no momento de fazer cocó


Será que tem cólicas


As cólicas não são propriamente uma doença, é apenas um termo utilizado para descrever o choro inconsolável num bebé que é normalmente saudável.
Se o bebé tiver menos de 5 meses e chorar durante mais de três horas seguidas em três ou mais dias numa semana, durante pelo menos três semanas, e não encontrar qualquer explicação clínica para o seu desconforto, é muito possível que tenha cólicas.
Um bebé com cólicas pode manifestar verdadeiramente o seu desconforto: pode esticar ou contrair alternadamente as pernas e libertar gases. O choro e o desconforto podem afectar o bebé em qualquer hora do dia, mas são normalmente mais intensos entre as 6 da tarde e a meia-noite. As cólicas são um dos grandes mistérios da vida dos bebés. Ninguém sabe por que razão alguns bebés são mais sensíveis do que outros.Nalguns bebés, o sistema digestivo é mais imaturo ou sensível. O tracto digestivo do recém-nascido contém muito poucas das enzimas necessárias para decompor os alimentos, pelo que o processamento das proteínas do leite materno ou do leite de fórmula pode produzir gases dolorosos.

Os bebés que mamam têm cólicas devido a algum ingrediente da alimentação da mãe.Os lacticínios encontram-se entre os principais responsáveis. Se estiver a amamentar, tente reduzir o consumo de leite, queijo e iogurte durante uma semana para ver se nota alguma diferença. Se as cólicas do bebé melhorarem, reduza ao máximo estes alimentos.
Se o bebé for alimentado com
leite de lata, poderá tentar mudar a fórmula para ver se é essa a causa da irritação. Além disso, independentemente de o bebé beber leite materno ou de lata, não se esqueça de o pôr a arrotar durante e após as refeições, já que ajuda a aliviar a pressão acumulada quando engole ar.

Para acalmar o bebé quando tem cólicas

Dê uma chupeta ao bebé. Por vezes funciona, provavelmente porque a sucção acalma o bebé. Um baloiço ou uma cadeira de baloiço também podem ajudar.
• Vire o bebé com a barriga para baixo, sobre o seu joelho ou sobre uma botija de água quente dentro de uma toalha (ou arrefecida a uma temperatura que não seja desconfortável para si quando está em contacto com a pele do seu pulso). Esfregue ou dê palmadinhas nas costas do bebé, já que pode ajudar a aliviar parte da pressão do estômago.
• Pegue no bebé e fale com ele, embale-o ou aconchegue-o. Sem dúvida, nem sempre é fácil mimar um bebé aos gritos mas, por vezes, simplesmente tocar no bebé pode ajudar e é importante pelo menos tentar reconfortar a criança. Pode também tentar pô-lo na cadeirinha de automóvel ou na espreguiçadeira e colocá-la em cima do secador da roupa – o movimento é muitas vezes calmante. Mas não o deixe sozinho, a vibração de alguns secadores é por vezes tão intensa que a cadeirinha pode cair.
• Leve o bebé para todo o lado. Alguns bebés com cólicas gostam simplesmente de se manter em movimento. Se verificar que o seu bebé é assim, invista num porta-bebé e transporte-o consigo enquanto trata das suas tarefas.
• Tente mudar de ambiente. Pode ser útil levar o bebé a passear, na cadeira de passeio ou num porta-bebé. O ar fresco e o ritmo dos movimentos pode acalmá-lo e fazer com que adormeça. Ou então dê uma volta de carro. No final do dia, Osmar Teles , pai da agora Camila, com 2 anos, punha a sua filha aos gritos no carro e dava longos passeios de carro. A vibração do automóvel adormecia-a logo. Esta táctica não só acalmava Camila, como também proporcionava à mãe uma pausa de toda aquela choradeira.
• Depois de dar de comer, pôr a arrotar, mudar a fralda e tudo mais de que o bebé necessite, é perfeitamente aceitável que o coloque na caminha de grades durante alguns minutos, mesmo que chore inconsolavelmente, para que possa ter o seu momento de pausa. Alguns momentos de repouso ajudam-na a acalmar os nervos (e a conservar a sua sanidade). O pai e a mãe deverão revezar-se ou contratar uma ama compreensiva durante algumas horas.