HTML Tables

19.1.09

Morte súbita

0

Morte súbita de bebês -

Mães que amam devem parar de fumar

Já existe até a recomendação de especialistas para que os pais coloquem os bebês para dormir de barriga para cima. Explicam que isso ajuda a prevenir que o bebé morra subitamente. E é uma recomendação boa, mas a melhor prevenção da morte súbita do bebé é a mãe parar de fumar.

A morte súbita de bebés ocorre principalmente na idade de 1 a 6 meses. O fenômeno é denominado por SMSI - Síndrome da Morte Súbita infantil. É associado a todos os bebés nesta faixa etária que morrem por causas desconhecidas.

Agora as causas já não são desconhecidas. Os médicos encontraram uma explicação lógica. A Universidade Bristol, na Grã-Bretanha, divulgou um estudo mostrando que nove em cada dez mães que perdem seus bebês para a SMSI ou "morte do berço" são fumadoras.

"O risco de morte aumenta a cada hora que o bebé é exposto ao fumo do tabaco. Por exemplo, um bebé que é exposto ao cigarro oito horas por dia tinha oito vezes mais risco de morrer de SMSI que um bebé que nunca foi exposto.”

Portanto, MÃE, parar de fumar é o segredo para você tirar seu bebê desta estatística terrível.

Perguntas e respostas a algumas das mais frequentes perguntas

0

SABIA QUE:????

O melhor estímulo para o cérebro em desenvolvimento do seu bebé tem-se revelado ser a atenção humana - a sua cara, a sua voz, o seu toque, até o seu cheiro - que eles preferem acima de tudo o resto.


Na etapa 1, dos 4 aos 6 meses sabia que:????......

Nesta fase, o seu bebé precisa de aprender a comer com uma colher. Oferecer-lhe primeiro uma colher vazia irá ajudar o seu bebé a habituar-se a esta nova e estranha sensação na sua boca.
Por vezes, o seu bebé irá cuspir a comida quando começar a comer com a colher. Isto é uma reacção totalmente normal e desaparece sempre quando eles se habituam a esta experiência entusiasmante!
A transição do seu bebé para os alimentos sólidos pode exigir algum tempo e paciência no início. Escolher uma altura do dia em que estejam ambos relaxados, como a meio da tarde, pode ajudar a tornar a experiência mais agradável para ambos!
Nesta fase, o seu bebé está habituado a sugar o leite da tetina ou do peito e agora tem de aprender a comer com uma colher. Logo no início, colocar a ponta da colher na língua dele e deixá-lo "puxar" a comida irá facilitar a transição.

Sabia que:??......

Antes que o seu bebé consiga ficar sentado sozinho sem apoio, os músculos do seu pescoço, ombros e peito têm de estar suficientemente desenvolvidos, de forma a que ele consiga suportar a sua cabeça e controlar a parte superior do corpo, evitando que caia.

sabia que:??....

Para realmente gostar e aceitar um novo sabor, o bebé tem de o experimentar não uma só vez, mas por vezes 5 vezes. Por isso, não se preocupe se ele não gostar da primeira vez, tente de novo mais tarde! Verá que a reacçao ao alimento,será mais apreciada.

Sabia que:???...


A partir do primeiro ano, o crescimento do seu bebé será mais lento e, como tal, menos notório. O que aconteceu? Porque não cresce tanto? Como irá ser agora?

São muitos os pais que, no final do primeiro ano, olham para os seus filhos e pensam: "Como foi possível ter crescido tanto?" Na realidade, se o seu filho mantivesse este ritmo de crescimento, quando chegasse à adolescência seria enorme. Até chegar ao primeiro ano, o seu bebé irá crescer quase metade do comprimento com que nasceu, e irá pesar quase três vezes mais do que pesava. O seu perímetro cefálico terá aumentado uns doze centímetros e o perímetro torácico quase quinze centímetros. No entanto, a partir desta idade, o seu aumento será mais lento. Durante o segundo ano aumentará por volta de doze centímetros e o seu peso terá um aumento de aproximadamente dois quilos e meio.
Não se preocupe:)


Porque que é que os bebés respiram tão depressa?


Nesta idade, o metabolismo dos bebés é muito elevado, o que requer a rápida entrada do oxigénio no seu corpo e a saída do dióxido de carbono.Para que isso aconteça, um recém-nascido respira normalmente 30 a 60 vezes por minuto, comprado com um adulto que respira cerca de 12 vezes por minuto.





0

Alguns truques para estímular o bebé para novas sensaçoes quando deixa de ser um recem-nascido

Se o seu bebé deixou de ser recém-nascido, se ele já percebeu que há nesta vida coisas interessantes e engraçadas e outras aborrecidas e chatas, se ele já gosta de sorrir e de experimentar uma boa gargalhada, então está na altura de diversificar as suas experiências.
Há umas quantas coisas que deve marcar na agenda para fazerem juntos antes de ele completar um ano de vida.

Tomar banho com o bebé
Juntar-se ao bebé na banheira é criar mais um espaço e um tempo privilegiado de contacto pele com pele. É claro que não é um programa para fazer com um recém-nascido, mas a partir de certa altura é um prazer para pais e filhos.
Vão sentir-se mais próximos da natureza, do seu corpo e do deles, sem fechos, molas e mangas a estabelecer fronteiras e com a água como relaxante natural.
Contar histórias, descobrir os livros
Nunca é cedo demais para começar a contar histórias ao seu bebé. A partir de certa altura, pode e deve mostrar-lhe livros, contar-lhe o que se passa a cada página, deixá-lo folhear e explorar, mesmo arriscando estragar,mostrando lhe as personagens,apontando para elas e dizendo o nome. (um carro,um cão...etc)
Passear num parque natural
Ir todos os dias ao jardim do bairro é bom. Mas não deixe de dar ao seu bebé, uma vez por outra, o prazer de passear no meio da natureza em estado natural.
Fazer uma caminhada com ele no canguru ou no carrinho , dependendo do percurso e da distância ,é dar-lhe cheiros, cores e oxigénio que não existem em mais sítio nenhum.
Descobrir os animais
Os cães e os gatos domésticos podem tornar-se verdadeiros amigos de um bebé. Mas poder ver outros animais - um cavalo, uma vaca, uma galinha - são experiências que todos os bebés adoram. Sobretudo porque já os conhecem das histórias.
Por isso, um passeio numa quinta pedagógica, para quem não tem amigos ou família no campo, é um excelente programa para pais e bebés. Fazer uma festa ao cavalo, dar pão aos patos, ouvir a vaca mugir pode ser uma verdadeira festa.
Sujar-se
Esqueça os seus preconceitos demasiado higiénicos e deixe o bebé sujar-se à vontade. Mexer na terra, cair na relva, enterrar os pés na areia são actividades que implicam alguma sujidade, é um facto.
Mas esta é uma sujidade saudável: o bebé não vai ficar doente, (pelo contrário, pode até ficar mais resistente) e vai, com certeza, ficar feliz por conhecer um pouco melhor o mundo.

assim sendo,ter um bebé volto a repetir,é um sentimento único,pois brincando com ele,iremos voltar um pouco á nossa infância,fazer coisas com os nossos bebés que gostariamos que tivessem feito connosco,ou que gostámos de fazer.

Um dia cheio de felicidade