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19.3.10

PORQUE PREFEREM A MAMÃ OU O PAPÁ?

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Há idades em que as crianças sentem mais necessidade da mãe mas também há idades em que as crianças procuram mais o pai.
Normalmente nos primeiros anos de vida há uma maior proximidade bebé – mãe, sobretudo porque é esta que se encarrega de tratar do bebé, de o alimentar e que passa mais tempo com ele.
Por volta do terceiro ano de vida, a criança integra mais o pai no seu dia-a-dia, procura-o para brincar e para mostrar os seus novos feitos. É importante que o pai participe no quotidiano da criança, que brinque com ela, que a encoraje.

O Complexo de Édipo

É também entre o quarto e o sexto ano de vida que surge o Complexo de Édipo,no que se refere aos rapazes ou de Electra,no que se refere às raparigas.
Este é o termo utilizado em psicologia para definir o estádio do desenvolvimento psico-sexual em que os meninos preferem quase sempre a mãe ao mesmo tempo que rivalizam com o pai e as meninas preferem o pai e rivalizam com a mãe.
Esta é uma fase normal e importante para a identificação sexual da criança, para a criação da sua identidade própria e também para a clarificação do papel do pai em relação à criança e da forma como esta o vê em relação à mãe.
É normal as crianças não quererem que os pais demonstrem carinho um pelo outro e que queiram dormir “entre” eles. Cabe também aos pais ajudarem a criança na resolução do “Édipo”, no sentido de lhe transmitirem que ambos gostam dela mas que pai e mãe também gostam um do outro e têm uma vida em comum que só a eles pertence.


Com a entrada na escola, por volta dos 6 anos, surge a necessidade de participação nas reuniões escolares, o acompanhamento na realização dos trabalhos de casa, as festas de aniversário dos amigos. Em todas estas questões o pai deve ter uma atitude participativa e deve estar presente, quer emocional quer fisicamente.

2 ano,parte II

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UM NOVO TIPO DE BRINCADEIRA

Nesta idade as brincadeiras mudam muito até se tornarem mais cooperativas e interactivas.
É fundamental brincar com outras crianças, mesmo que ainda existam muitas lutas.




Outras crianças

As crianças interessam-se muito por outras crianças, porque podem aprender muito com elas.
O seu bebé pode chegar mesmo a ignorá-la se outra criança se aproximar.
Os companheiros de brincadeiras são muito importantes nesta idade, mesmo quando as brincadeiras das crianças ainda são diferentes e não interactivas.

O imitar as acções de outra criança depois de as ter processado mentalmente, as chamadas de atenção e a observação tranquila, concentrada e séria são sinais que indicam a presença de uma grande aprendizagem.