HTML Tables

24.3.09

Bébes, Fraldas nunca mais

0

Com 1 ano e meio a criança está pronta para fazer xixi no penico. Mas vai precisar da orientação e muita paciência dos pais.
Quer tirar a fralda do seu bebê?
Pois saiba que não basta deixar a criança nua, para fazer xixi à vontade.
“Ela só conseguirá livrar se das fraldas se for preparada para isso”,

O sucesso depende da maturidade do pequeno e da paciência dos pais. Fisiologicamente a criança está pronta para abandonar as fraldas a partir de 1 ano e 6 meses. “É quando adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra”, Até os 4 anos, no entanto, acidentes ainda são normais.

Para pôr em prática essa habilidade, a cabeça do seu filho precisa ser treinada — e aí entram os pais. O xixi na fralda, o cocô que vai embora na descarga e a importância dos hábitos de higiene são algumas lições.
É importante perguntar se ele gostaria de experimentar o banheiro. Aqueles que já estão no ponto costumam mostrar a fralda molhada ou avisam que vão fazer cocô. Também não suportam ficar sujos e pedem para ser trocados.

A fralda diurna é a primeira a ser abolida. Uma tática boa é colocar a criança, assim que acordar, no penico ou no vaso sanitário. Nesse caso não se esqueça do redutor de assento. No início pode ser que ele faça apenas um pinguinho de xixi, mas tudo bem. A partir daí é só levá-lo a cada duas horas ao banheiro. Com o cocô é mais fácil, porque a criança já está habituada a fazer sempre no mesmo horário.

Quando o pequeno conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses), é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso ele deve dormir em cama, pois pode dar vontade de correr para o banheiro durante a noite. Também é essencial abolir a última mamada. São 250 ml de líquido a menos na bexiga. E a regra principal: antes de dormir a criança precisa fazer xixi.

Não é aconselhável deixar passar da época certa para desfraldar. A criança pode se acomodar e, depois, o processo fica mais complicado. Também é péssimo forçar o processo. Quando não está preparado, o pequeno acaba segurando demais o xixi. Daí, o conselho para os pais é abandonar o processo por uns 15 dias e, então, tentar novamente