HTML Tables

29.9.11

Piolhos

0

                                                      Guerra ao piolho 

 Como é possível que um ser tão pequeno seja capaz de causar semelhante "dor de cabeça" a pais e professores?
E sobretudo uma comichão intensa no couro cabeludo das crianças?
De facto, as crianças em idade escolar são o grupo mais afetado pelo vulgar piolho da cabeça. 
Estes parasitas, de cor castanho-acinzentado, medem cerca de 2,5 mm de comprimento. Eles fixam os seus ovos aos fios de cabelo, perto do couro cabeludo, por uma substância pegajosa, assumindo a forma vulgarmente conhecida como lêndea.

Devido ao contacto mais próximo entre as crianças, é a altura escolar a  mais propícia ao contágio. Este é feito mais frequentemente por contacto de  cabeça-a-cabeça, mas também é comum a transmissão através da partilha de chapéus, escovas e outros objetos pessoais de pessoas contaminadas.
O simples ato de pendurar a roupa  junto de outra no bengaleiro da escola é o suficiente para propagar esta 'praga' num estabelecimento de ensino e mesmo dentro das próprias famílias. 
E se pensa que este "mal" nunca vai acontecer ao seu filho porque higiene é coisa que não falta lá em casa, está enganado!


A "praga"afeta tanto cabeças limpas como pouco limpas, crianças pobres ou crianças de classe média e alta, cabelos curtos ou compridos. O piolho necessita de uma superfície com cabelo para sobreviver, sendo, fora do hospedeiro, viável apenas durante 48 horas e a lêndea durante 10 dias. 
Apesar de o cabelo curto ser menos convidativo para estes parasitas, ele não é, por si só, uma proteção segura contra estes minúsculos insetos. 


A comichão intensa e a irritação da pele da cabeça são os sinais clínicos mais preponderantes, que é mais evidente na região da nuca e atrás das orelhas. Infelizmente, quando a infestação é detetada, geralmente já dura há várias semanas.

Alergias

0

                                  O que sao alergias??

A alergia é uma resposta inadequada e exagerada do mecanismo de defesa do nosso organismo, o sistema imunológico, a substâncias que normalmente são inofensivas.
Estas substâncias, que normalmente não provocam qualquer reação mas que podem desencadear respostas alérgicas em pessoas mais suscetíveis, são chamadas alergénios ,(alergicas)

Quando um alergénio entra em contacto com o organismo de uma pessoa considerada  alergica, ocorre uma série de reações que levam à produção de anticorpos específicos para esse alergénio - as imunoglobulinas E (IgE).
 Estes anticorpos 'colam-se' a células chamadas mastócitos, que se encontram em maior quantidade no nariz, olhos, pele, pulmões e intestino. 
Da próxima vez que a pessoa entrar em contacto com essa substância, o alergénio é reconhecido e 'capturado' pela IgE, o que leva à libertação súbita de mediadores, como a histamina, a partir dos mastócitos. São estes mediadores os responsáveis pelos sintomas da reação alérgica.

                             Como posso saber se o meu filho é alérgico?
 
O diagnóstico das doenças alérgicas começa pela recolha cuidadosa da história com a descrição dos sintomas e tentativa de estabelecer uma relação entre a exposição a determinadas substâncias e o aparecimento desses sintomas. É também necessário a observação da parte do corpo à qual se referem as queixas.