HTML Tables

3.10.11

Hora da Sesta

0

A importância da sesta
 
Com o risco de os dias se tornarem demasiado longos e cansativos, a sesta passou a ser um hábito ainda mais importante. É que as crianças não conseguem dormir todas as horas de que necessitam durante a noite e os dias são cada vez mais compridos.

O descanso é fundamental para o equilíbrio da criança. quando dorme, sonha, e esse sono "recarrega" as baterias do sistema nervoso. .
Mesmo que os miúdos resistam a dormir depois do almoço, há que insistir. deve criar-se um ambiente propício ao descanso: tranquilidade, temperatura agradável e conforto. É importante deixar entrar alguma luz no local da sesta para combater os medos típicos da idade e para distinguir o sono diurno do sono nocturno. Mesmo ao fim de semana devemos manter as rotinas. Em casa ou na escola a sesta é indispensável. É possível, no entanto, abrir excepções.
O período de descanso vai ficando mais curto de forma natural.
As necessidades variam de caso para caso. Por volta dos cinco anos é normal que a criança já não queira dormir. O hábito perde-se de forma definitiva quando os miúdos entram para o primeiro ano de escolaridade

Importancia do sono

0

Uma situação que devia ter tanto de natural como a hora de jantar ou do banho ganha contornos que parecem incontroláveis e que afectam todo o dia a dia dos envolvidos. É vulgar ouvir dizer que determinado bebé nunca dormiu bem; ou que, depois de ter passado a dormir sozinho, nunca mais teve um sono descansado; ou, ainda, que tudo mudou com o nascimento de mais um irmão. Por mais verosímeis que pareçam as justificações a verdade é bem mais simples. Na base de quase todos os problemas relacionados com o sono dos bebés estão os maus hábitos adquiridos.

                      Princípio dos problemas
As crianças sabem jogar com as situações; vão sempre até onde sabem que podem ir. Impor o limite cabe aos pais. Daí a importância das regras. quando não existe uma hora estabelecida para ir para a cama, ou quando essa hora não é cumprida, é normal que uma criança, ou mesmo um bebé, explore o cenário até ao limite.

O mesmo pode dizer-se em relação às histórias para adormecer ou às canções de embalar: em vez de uma ou duas, contam-se ou cantam-se as mesmas histórias e canções vezes sem conta.
Um cenário semelhante é o da criança que exige a presença de alguém até adormecer. É frequente ouvirmos uma mãe queixar-se de que ficou meia hora de mão dada com o filho até que este adormecesse. As crianças utilizam estes últimos minutos antes do sono como uma espécie de "horário nobre": é o momento em que têm todas as atenções concentradas em si.
Esta necessidade de atenção não deriva necessariamente de um ambiente instável, mas pode agravar-se nesses casos. É frequente que o sono se torne mais agitado e interrompido. Muitas vezes os pais pensam que os filhos não os ouvem a discutir porque estão distraídos a brincar ou a ver televisão. É preciso ter em mente que, mesmo que não o digam, as crianças sentem quando algo não está bem. além do mais a própria entrega à televisão pode ser uma fonte de problemas.

                           As consequências
  Todos sabemos que o sono é essencial à vida. Quando dormimos mal, o nosso organismo vinga-se. O mesmo sucede com os bebés e com as crianças. Quando os problemas do sono ocorrem com persistência, passam a interferir nas actividades diárias e no comportamento dos mais novos.
 Soluções. As crianças têm uma grande capacidade de adaptação. Tal como adquiriram maus hábitos, podem adoptar uma rotina correcta. Mesmo que a princípio resistam (e há bebés e crianças especialmente difíceis), é tudo uma questão de pulso firme e de disponibilidade. Os pais são os responsáveis por impor e fazer cumprir um conjunto de regras, por estabelecer uma rotina e por criar um ambiente propício à chegada do sono.